Comunicação e Expressão
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Esta disciplina apresenta conceitos relativos ao ato de comunicação e seus processos, considerando a importância que têm para o ser humano e sua interação social.

Dessa forma, observaremos as características específicas tanto da comunicação oral como da comunicação escrita e da comunicação não verbal, estimulando o estudo dos signos linguísticos e dos signos visuais, a fim de ampliar a competência comunicativa dos alunos por meio da observação dos elementos da comunicação e das funções da linguagem, o que pode levar à produção de atos comunicativos com maior eficiência, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.

Também é alvo de consideração a importância da leitura e da interpretação de texto, assim como a necessidade da ampliação de repertório cultural na esfera individual. Ambos ajudam na conquista de maior autonomia quanto ao reconhecimento de procedimentos de leitura que permitam desenvoltura e compreensão de sentidos dos diversos tipos textuais com os quais temos contato diariamente, além das intenções comunicativas de seus produtores.

A comunicação e a sua importância para o ser humano
// A linguagem

// Os signos

// Os processos de comunicação

// Os elementos da comunicação

// As funções da linguagem

// Competência comunicativa

// Os ruídos na comunicação

 

Tipos de comunicação
// A comunicação verbal

// A comunicação oral

// A comunicação escrita

// A comunicação não verbal

// Os signos visuais

 

Leitura e interpretação de textos
// Procedimentos de leitura

Elaboração de respostas
// As conversações

// Denotação e conotação

// Comandos de questão e elaboração de respostas

// Respostas subjetivas e objetivas

 

Comunicação e expressão
// Texto e textualidade

// Tipos de discurso e o contexto

// Níveis de linguagem

// Diversidade linguística

// Variantes linguísticas e estilo

 

Composição
// Planejamento e organização de textos

// Tema

 

Coesão textual
// Tipos de coesão textual

// A referência textual – relações anafóricas e catafóricas

// Recursos da coesão textual

Coerência textual
// Tipos de coerência

// Relação entre coerência e coesão

 

Relações coesivas e coerentes em diferentes situações
// Buscando a coesão e a coerência

// Paralelismo sintático

// Paralelismo semântico

// Armadilhas do texto: ambiguidade e redundância

 

Produção de gêneros textuais e específicos contextualizados
// Tipologias textuais

// Gêneros textuais

// A coerência e os tipos textuais

 

Tipos de argumentos
// Argumento por citação

// Argumento por comprovação

// Argumento por raciocínio lógico

Uso de vocabulário adequado
// Linguagem denotativa e linguagem conotativa

// Uso de sinônimos

// O uso de sufixos

// Modalizadores discursivos

 

Ferramentas de produção de textos
// Resumo

// Resenha

// Relatório

// Dissertação

 

Persuasão e argumentação
// Argumentação em textos

// Lógica, silogismo e sofisma

 

Tópicos gramaticais
// Acentuação gráfica

// Pontuação

// Colocação pronominal

// Novas regras ortográficas

// Mudanças nas regras de acentuação

// Uso do hífen

Processos de comunicação oral, escrita, não verbal, leitura e interpretação de textos

 

  • Conceituar a comunicação e apresentá-la como mecanismo de interação humana;
  • Evidenciar os conceitos relativos aos processos de comunicação;
  • Demonstrar a importância do conhecimento dos processos de comunicação para a eficiência da comunicação em geral;
  • Ressaltar a importância da análise dos elementos que envolvem a comunicação oral, escrita e não verbal;
  • Enfatizar a importância dos conhecimentos e da aplicação dos conceitos e elementos da comunicação em sociedade;
  • Evidenciar mecanismos dos processos de comunicação que auxiliam a leitura e interpretação de textos.

Comunicação escrita, expressão, diversidade linguística e coesão textual

 

  • Demonstrar a importância da elaboração de respostas com características objetivas ou subjetivas, ressaltando a necessidade de adequação dessas quanto aos contextos e aos interlocutores envolvidos;
  • Apresentar os conceitos de denotação e conotação, evidenciando seus usos de acordo com as intenções dos falantes da língua;
  • Conceituar os diferentes níveis de linguagem, evidenciando as diferenças linguísticas existentes na língua;
  • Ressaltar a importância do planejamento para a elaboração de textos;
  • Demonstrar a importância da ampliação de repertório para composição de textos de características diversas, abordando temas diversos;
  • Conceituar coesão textual, evidenciando mecanismos de coesão e demonstrando recursos oferecidos pela língua para garantir a concatenação e a organização de ideias em textos escritos.

Coerência textual, relações coesivas, produções textuais e tipos de argumento

 

  • Conceituar coerência textual, demonstrando sua importância para a produção de textos que permitam que o receptor descodifique as mensagens recebidas, encontrando sentidos nos textos;
  • Apresentar os diferentes tipos de coerência e sua relação com a coesão textual, contribuindo para a amarração das ideias no texto;
  • Evidenciar recursos que permitem as relações coesivas e coerentes nos textos;
  • Apresentar as características das tipologias textuais, diferenciando-as dos gêneros textuais, evidenciando os elementos que garantem a coerência nas diferentes tipologias;
  • Apresentar o conceito de argumento e os principais tipos de argumentos.

 

Uso de vocabulário adequado, ferramentas de produção de texto, persuasão e argumentação e tópicos gramaticais

  • Apresentar a necessidade de observação da linguagem adequada aos contextos discursivos, especialmente em textos escritos;
  • Evidenciar mecanismos de produção de textos e suas características específicas, considerando estruturação e linguagem adequadas;
  • Demonstrar o uso de recursos argumentativos com a finalidade de persuasão ou de argumentação, ressaltando suas diferenças;
  • Apresentar as diferenças entre uso de fatos e de opiniões em textos, levando em conta o contexto de comunicação social;
  • Evidenciar tópicos gramaticais relevantes para a produção de texto escritos, em especial, a acentuação gráfica, a pontuação, a colocação pronominal e as novas regras ortográficas;
  • Ressaltar a importância do conhecimento das características das produções escritas e do uso da variedade culta da norma padrão da língua em sociedade.
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