Montagem e Edição
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O curso Montagem e Edição tem como propósito abrir as janelas da linguagem cinematográfica buscando mostrar, primeiramente, a capacidade humana de construir sentidos através da percepção e a evolução da linguagem sob a ótica da semiologia da imagem. 

Adentraremos ao universo audiovisual descrevendo os principais fundamentos que constituem a linguagem cinematográfica, a fim de compreender que a construção de sentidos pode ser manipulada pelos elementos técnicos de montagem do cinema. 

Dentro de uma breve perspectiva histórica, vamos viajar ao período denominado Primeiro Cinema (1896-1915), em que veremos a transformação da narrativa cinematográfica e da indústria que, através da padronização de técnicas criadas por cineastas visionários, encontraram sequências narrativas que fossem compreensíveis ao novo público que florescia.

Será no desabrochar da Era Moderna que veremos a evolução da narrativa clássica junto ao surgimento dos longas-metragens e da sonoridade, elevando finalmente o cinema ao patamar de uma das linguagens de comunicação em massa mais poderosa do planeta. Dentro desse contexto, daremos ênfase às contribuições de cineastas soviéticos e dos vanguardistas modernos, bem como das novas linguagens visuais que surgiram após suas experimentações. Veremos, ainda, os impactos que a era digital trouxe à linguagem cinematográfica. 

Finalmente, após embasamentos históricos e teóricos, entraremos na capacitação técnica introduzindo a prática experimental através de ferramentas de edição e montagem utilizadas pelo filmmaker

Bons estudos!

Montagem e construção de sentido
// Linguagem e percepção

// Imagem e semiótica
 
Constituição da linguagem cinematográfica
// Decupagem técnica

// Planos e movimentos de câmera 
 
A montagem no Primeiro Cinema
// O cinema de atrações – 1896 a 1905

// Período de transição – 1906 a 1915

O roteiro
// Fábula e enredo

// Argumento
 
A narrativa cinematográfica clássica
// Principais características do cinema clássico

// A escola americana
 
O cinema soviético da década de 1920 e as teorias da montagem
// Da montagem expressiva à ideológica

// Teorias da escola soviética

// Lev Kuleshov

// Vsevolod Pudovkin

// Sergei Eisenstein

// Dziga Vertov
 
A montagem nas experiências das vanguardas modernistas
// Expressionismo alemão

// Surrealismo francês

O som e o cinema
// Os fenômenos sonoros

// O áudio no cinema

// A música como elemento da ação
 
O cinema moderno
// Neorrealismo italiano

// Nouvelle Vague

// Truffaut e Godard
 
Tecnologias do vídeo e a videoarte
// A tecnologia do vídeo como linguagem

// O movimento da videoarte

Os impactos das tecnologias digitais na produção audiovisual
// O pós-modernismo e a Era Digital

// O audiovisual e suas transformações midiáticas

// O YouTube e a evolução do vídeo

// O audiovisual como recurso pedagógico
 
Prática de montagem e edição
// Linguagem de edição

// Edição de corte

// Sonoplastia

// Créditos
 
Introdução aos softwares de edição
// Configuração de um projeto de vídeo no Adobe Premiere

// Painéis projeto e origem

// A linha do tempo

// Editando o áudio

// Manipulação de vídeo

// Manipulando imagens, textos, formas e barra de ferramentas
 
Prática experimental a partir de exercícios orientados

Capacitar os alunos para uma compreensão do processo de construção de sentido através da montagem;
 
Demonstrar os elementos constitutivos da linguagem cinematográfica como ferramenta de montagem;
 
Permitir que o aluno adentre nos fatos que desenvolveram a linguagem cinematográfica no período denominado Primeiro Cinema.

Conceituar os princípios formais de narração na montagem do cinema;
 
Demonstrar os diferentes estilos e técnicas de montagem clássica pela perspectiva histórica;
 
Adentrar nas principais teorias e experiências do cinema desenvolvidas pela Escola Russa e pelos vanguardistas do período moderno.

Conceituar os princípios dos fenômenos sonoros e delinear os efeitos da sonorização no cinema;
 
Demonstrar os diferentes estilos e narrativas do cinema moderno pela perspectiva histórica;
 
Adentrar na linguagem videográfica e nas principais experiências desenvolvidas pela metalinguagem do cinema.

Conceituar a era pós-moderna e as transformações ocorridas na produção audiovisual com o advento das novas tecnologias;
 
Demonstrar a linguagem prática da montagem e edição fílmica;
 
Introduzir os conceitos básicos de software de edição não linear de vídeo.

60 Hora(s)
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