Prototipagem
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Protótipos são modelos de projetos em desenvolvimento que possibilitam testes. As companhias criam protótipos para avaliar produtos antes de serem lançados. Isso acontece com aparelhos eletrônicos, móveis e até mesmo poltronas de avião – existem estudos tanto para tornar os voos mais agradáveis para os passageiros quanto para que caibam mais passageiros dentro de um avião. A avaliação resultante dos testes possibilita que as marcas realizem ajustes e estejam mais seguras ao disponibilizarem seus produtos ao público.

Desenvolver um produto é algo caro, pois depende de uma grande equipe: são necessários profissionais que atuem no desenvolvimento do produto e profissionais que atuem nos negócios. Um sistema digital, seja ele aplicativo ou site, funciona praticamente da mesma forma: são ambos produtos de complexo desenvolvimento. Um simples site institucional conta com programador front-end, back-end, designer e produtor de conteúdo. Quando se trata de um serviço, disponibilizado por aplicativo e/ou site, são ainda mais caminhos, recursos e detalhes que farão com que o usuário deseje utilizá-lo.

Lançar um produto ou serviço sem testá-lo pode acarretar em fracasso e, mesmo que os problemas sejam corrigidos após o lançamento, o resultado pode não agradar os usuários. Portanto, tanto para o mundo real quanto para o virtual, a prototipagem é um recurso de desenvolvimento que reduz gastos e riscos e é uma das principais entregáveis dos profissionais do mercado.

Conceitos, métodos de prototipagem e ferramentas de teste de protótipos
 
Conceitos de usabilidade e estratégias de design
// O início de um projeto            

// Definição de diretrizes

// Ideação e estruturação

// Prototipagem e testes            
 
Avaliação heurística
 
Métodos de teste de usabilidade
// Grupo focal

// Teste de usabilidade com moderador

// Teste beta

// URUT – Unmoderated Remote Usability Testing (teste de usabilidade remoto sem moderação)
 
Planejamento de teste de usabilidade
// Métricas de resultado

Projeto de usabilidade
// Lean UX – UX enxuto 

// Business Model Canvas

// Kanban

// H.E.A.R.T.

// User flow 
 
Plano de teste
// Proposta e objetivos   

// Apresentação e relatório

// Quando testar e quando não testar
 
Sessão de teste de usabilidade
// Questionário   

// Equipamento
 
Análise de dados
// Identifique dificuldades e erros do usuário    

// Priorize problemas – exemplo prático

// Resultados   

// Big Data

// KPIs

Criar e produzir sites web com recursos de imagens e animações
// Front-end

// Back-end

// Domínio e hospedagem
 
Ferramentas para criação e produção de animações, interfaces para web e multimídia
// Transições CSS

// JavaScript

// Banners & anúncios 

// Animações para vídeos 
 
Integrar imagens, áudio e vídeo no intuito de proporcionar uma experiencia interativa ao usuário
// Criando imagens adequadas para sites

// Jpeg – Joint Photographic Experts Group

// GIF – Graphics Interchange Format

// PNG – Portable Network Graphics

// SVG – Scalable Vector Graphics

// Quando e onde utilizar áudio nos sistemas

// Vídeos na internet 

Ambientes com uso de várias interfaces interativas compatíveis com interoperabilidade de navegadores
// Media queries

// Protótipos responsivos
 
Analisando usabilidade e acessibilidade
// Análise de usabilidade

// Recursos de acessibilidade
 
Comunicação dos resultados
// EAP – Estrutura Analítica do Projeto
 
Variação de técnicas
// Bibliotecas e recursos

// Controle de versão

// Prototipagem rápida

// Recursos avançados de interação em protótipos

// Testando protótipos nos dispositivos para os quais estão sendo desenvolvidos

Os principais objetivos do curso de Prototipagem são:

Apresentar métodos de prototipagem e ferramentas utilizadas pelos profissionais de UX;
 
Sintetizar o conceito de usabilidade e abordagem lógica sobre os processos de desenvolvimento da experiência do usuário;
 
Apresentar diferentes métodos utilizados para aplicação de teste de usabilidade;
 
Definir os recursos necessários para a aplicação de um teste de usabilidade que forneça resultados significativos.

Aplicação de projetos de usabilidade para os mais variados contextos de desenvolvimento;
 
Utilização de recursos e frameworks para orientação da equipe e organização dos processos;
 
Composição do plano de teste, que documenta os artefatos e informações referentes aos testes de usabilidade;
 
Apresentar requisitos e métodos para a condução de sessões de testes e análise de dados.

Estudar recursos para o desenvolvimento de sites;
 
Apresentação do funcionamento dos navegadores e os recursos que controlam as animações;
 
Diferentes tipos de imagens aplicados aos sites;
 
Quando e onde se aplica áudio nos sistemas;
 
Como utilizar vídeos na internet.

Conhecer o conceito de media queries;
 
Aprender sobre o desenvolvimento de protótipos responsivos;
 
Analisar protótipos;
 
Conhecer a importância da atenção aos recursos de acessibilidade dos sistemas operacionais e navegadores;
 
Explorar timeline e documentação das entregáveis;
 
Estudar a estrutura analítica do projeto;
 
Compreender as bibliotecas de recursos;
 
Apresentar noções básicas de Git.

60 Hora(s)
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