Montagem e construção de sentido
// Linguagem e percepção
// Imagem e semiótica
Constituição da linguagem cinematográfica
// Decupagem técnica
// Planos e movimentos de câmera
A montagem no Primeiro Cinema
// O cinema de atrações – 1896 a 1905
// Período de transição – 1906 a 1915
O roteiro
// Fábula e enredo
// Argumento
A narrativa cinematográfica clássica
// Principais características do cinema clássico
// A escola americana
O cinema soviético da década de 1920 e as teorias da montagem
// Da montagem expressiva à ideológica
// Teorias da escola soviética
// Lev Kuleshov
// Vsevolod Pudovkin
// Sergei Eisenstein
// Dziga Vertov
A montagem nas experiências das vanguardas modernistas
// Expressionismo alemão
// Surrealismo francês
O som e o cinema
// Os fenômenos sonoros
// O áudio no cinema
// A música como elemento da ação
O cinema moderno
// Neorrealismo italiano
// Nouvelle Vague
// Truffaut e Godard
Tecnologias do vídeo e a videoarte
// A tecnologia do vídeo como linguagem
// O movimento da videoarte
Os impactos das tecnologias digitais na produção audiovisual
// O pós-modernismo e a Era Digital
// O audiovisual e suas transformações midiáticas
// O YouTube e a evolução do vídeo
// O audiovisual como recurso pedagógico
Prática de montagem e edição
// Linguagem de edição
// Edição de corte
// Sonoplastia
// Créditos
Introdução aos softwares de edição
// Configuração de um projeto de vídeo no Adobe Premiere
// Painéis projeto e origem
// A linha do tempo
// Editando o áudio
// Manipulação de vídeo
// Manipulando imagens, textos, formas e barra de ferramentas
Prática experimental a partir de exercícios orientados