• Humanas
  • 1 aluno
    Carga horária: 60h

Língua Brasileira de Sinais - Libras

Uma importante ferramenta de comunicação, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) permite a interação entre pessoas surdas e ouvintes no âmbito social, além de trazer inclusão, valorização e reconhecimento. Esta modalidade de língua gestual-visual foi oficializada no Brasil desde 2002, por meio da Lei nº 10.436, e torna obrigatório o lecionamento de Libras nos cursos de formação em educação especial, nos ensinos médio e superior.

As expressões faciais e corporais somadas aos movimentos das mãos, gestos e articulações são denominados de sinais. A língua dispõe de um alfabeto, possui uma estrutura linguística e gramatical própria – e cada país tem a sua forma de comunicação. Sabendo da importância da Língua Brasileira de Sinais, este curso foi idealizado para que você a conheça e compreenda acerca da cultura surda, dos preconceitos linguísticos existentes no Brasil, além de aprofundar-se nas abordagens de ensino para a educação de surdos.

Serão apresentados os advérbios de tempo, flexões de frases na negativa, interrogativa e exclamativa, sinais de verbos e suas negativas, tempo, numerais ordinais, pronomes e expressões interrogativos: Quando-Passado, Quando-Futuro, D-I-A, Que hora, Quanta Hora, além dos sinais de diferentes meios de comunicação e diversas profissões, dentre outros conteúdos previstos nesta aprendizagem. Garanta já a sua matrícula!

Perguntas sobre o curso